DE FARO A VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Já há tempos que andava a querer fazer isto, mas no sentido inverso.
Acontece que o amigo Peiquessotô (Peixoto em francês) ligou na terça à noite a lançar o desafio para o feriado de quinta-feira.

Vista magnífica para poente, a partir de Cacela Velha

"Ah e tal, quinta é feriado e a malta está a pensar ir pedalar até Vila Real e regressar de comboio...". Claro, tive que dizer que sim. Ia lá fazer essa desfeita ao amigo Sérginho e ao Osvaldo? E quem é que eles aturavam durante tanto quilómetro, se eu não fosse? Ah pois!

Quilómetros iniciais

À hora marcada lá estávamos nós prontos para nos pormos ao caminho para mais uma aventura deste trio SOS (Sérgio, Osvaldo e Sérginho).

Será que aqui terão jolas fresquinhas? 

Como o magano do Osvaldo gosta sempre de apimentar a coisa, ainda fizemos uma incursão por umas belas veredas na zona de Pechão e Moncarapacho, antes de rumarmos até à zona da Fuzeta, onde apanhámos a bela da Ecovia.

Sérginho em grande estilho a curtir a vereda

Vá lá que o homem até acertou com o dia e com a direcção do vento que, de alguma forma, foi soprando a jeito e, salvo raras excepções, não criou dificuldades à malta. Não pode ser sempre contra!

Cuidado com a marmita Osvaldinho!

Estava quentinho mas uma ligeira brisa foi atenuando a temperatura que, ainda assim, foi criando alguma secura e lá para as bandas da Luz de Tavira já começava a apetecer molhar a goela com um jola bem fresquinha.

Os meus parceiros e as salinas

Decidiu-se que íamos parar na capital do polvo, Santa Luzia e, a partir das Pedras D'el Rey, foi ver o Sérginho a meter mecha já a salivar-se todo por uma cervejinha e uma empada... Chiiii uma empada... Eh pá, estava mesmo faminto o moço, eh eh eh.

Diz que em caso de dúvida é sempre a subir?? Tá bem!

Nós a pudalar e estas cabras na boa vida (são ovelhas pá!)

Parámos e tivemos de aviar umas fresquíssimas Super Bock Stout médias e, sorte a do rapaz, apenas havia uma empadita. Eu e o Osvaldo tivemos que limpar dois pastéis de nada quentinhos... Que chatice!

Já cheirava a cevejola... quem é que os agarra?!

Repostas as energias e feita a hidratação fomos atacar os trilhos até Cabanas e mais à frente a sempre bela Cacela Velha e a magnífica vista sobre a Ria Formosa. Lá tivemos de fazer a foto da praxe.

Sérginho no sprint final para a empada...

O moço vai esbaforido, diz o Osvaldinho

Na saída de Cacela Velha metemos por uma trilho espectacular que contorna a Ria Formosa até à parte mais oriental da mesma, para atingirmos a Manta Rota atravessando uma zona arenosa pelo meio das dunas. Era nesta localidade que estava programada a paragem para o almocinho.

Cacela Velha conquistada

Sempre deslumbrante esta paisagem

Passámos pelo supermercado, comprámos umas jolas fresquinhas e de seguida fomos encomendar uma pizza Toscana e uma Alcapone na Pizzeria Mário, ali mesmo na Manta Rota. Mandámos cortar em seis partes e não em oito, porque podíamos não ter barriga para tanto e ainda havia caminho pela frente...

A foto seria para eles ou para a "paisagem" ao fundo? Hum?

Depois do cafézinho foi pudalar com passagem por Altura onde tivemos de apanhar a EN125 até entrar na zona da Retur. O que não deixa de ser uma pena, pois já podia/devia haver uma ligação mais a sul... Enfim!

Uma selfie com o nosso cameraman

O trio a posar pá posteridade
Foto by uma turista qualquer

Da praia do Cabeço até Monte Gordo foi um tirinho antes de se entrar nos trilhos por entre a mata de Vila Real de Santo António.

Belo single com vista para o mar

Travessia até ao extremo nascente da Ria Formosa

Chegados à margem do Guadiana estava o nosso objectivo atingido. Com Ayamonte do outro lado do rio no horizonte ainda deu tempo de dar uma banhoca às bikes para tirar o pó, não fosse o senhor do quimbóio ficar aborrecido.

Parte final do trilho com descida acrobática

A pé também se faz BTT

Chegada à Manta Rota... já cheirava à Alcapone

Antes de embarcar atestámos mais uma jola para a viagem, mesmo a tempo de apanhar o comboio das 16 e 35 que saiu rumo a Faro aos vinte e cinco para as cinco.

Ora ponha aqui, ora ponha aqui o seu pezinho...
Foto: Sérgio Peixoto

São estes momentos que nos enchem a alma, em boa companhia, com umas boas piadas e muito boa disposição pelo meio, ainda que com uma ligeira estafa nas pernas e quiçá na cabecita. Sem stresses, sem pressas e sempre a curtir. Isto é que para mim é BTT e Cross Country.

A malta a tratar da parte da hidratação

A tal da Alcapone e a Toscana... só sobraram as caixas

Última recolha de imagens antes de dar ao dente

Foram 76km muito bons e que ficaram registados no Strava e na sempre magnífica reportagem videográfica da Balbina TV, com realização desse icon do audiovisual, mundialmente conhecido na Europa e que dá pelo nome de João Balbina (ninguém conhece mas isso não interessa nada, eh eh eh). Nas imagens podem apreciar as nossas magníficas performances na arte do pudalanço (entre outras coisas que se podem fazer em cima de uma bicla). Ora espreitem AQUI.

Ao ataque
Foto: Sérgio Peixoto


Mais uns trilhos. Aqui por auto estrada, eh eh eh

Se estás cansado, assobia para o lado!


Que bem se está na praia

O final da tirada, junto ao Guadiana

Consultar as redes sociais antes do embarque

Já a bordo, Osvaldo ultima pormenores com a redação da Balbina


Mensagens populares