ALGARVE BIKE RIDES - MESSINES

Hoje apeteceu-me alinhar com o grupo do Paul Beesley, da Algarve Bike Holidays, que organiza estes passeios, aos domingos. São passeios com um grau de dificuldade médio e que todos os domingos partem de uma localidade diferente. Isto sempre que as condições meteorológicas os permitam, claro.






Desta vez o ponto de partida foi em São Bartolomeu de Messines e o grupo conta sempre com um simpático número de participantes de ambos os sexos, hoje não foi excepção. Bicicletas eléctricas e convencionais e até um amigo com uma gravel. O andamento é moderado, por isso dá para todos.






Estava fresca a manhã quando partimos. Os primeiros quilómetros quase que eram para bater o dente e acho que todos rezámos para que viessem as subidas, só para ver se aquecíamos. Bem, talvez tenha sido dos que mais pensei nisso, pois a maioria dos participantes são de países mais a norte da Europa e para eles era quase verão, eh eh eh.






Até à Barragem do Funcho foi sempre por asfalto e só depois da ponte metemos pelos caminhos de terra batida, magníficos estradões que vão serpenteando a barragem, entre subidas e descidas. Caminhos fantásticos de pudalar, com bom piso e bastante largos. Tinha por ali passado há uns anos, na maratona de Messines.






Ponto de interesse, já numa ponta da barragem, é a antiga Escola Primária da Fonte Ferrenha, que está agora quase submersa pelas águas. Fizemos umas fotos e fomos trilhar mais uns estradões até passar a ponte da Ribeira de Odelouca, já quase transformada em barragem com o mesmo nome. De salientar o número elevado de pessoas que se encontravam a pescar, com fogueiras e tendas montadas.






Mais uns quilómetros e estávamos a entrar na EN267 que liga São Marcos da Serra a Monchique. Aí o grupo separaou-se para a habitual pausa para café. Ficámos metade no Restaurante Monchiserra e os restantes seguiram até São Marcos, não fosse lá não darem conta de servir todos no café da terra.






Depois de umas meias de leite fomos ver do resto do grupo que nos aguardava em São Marcos da Serra para dar continuidade ao passeio, agora a norte do IC1. Os caminhos estreitaram um pouco, a paisagem já fazia lembrar o Alentejo, mas ainda assim sempre estradões muito bons de ciclar.






Contornámos as Ribeiras de Corte Mourão e Perna Seca, sempre em bom ritmo, até cruzarmos novamente o IC1 ali perto de Vale Longo. Mais uns trilhos de terra batida até chegarmos novamente ao asfalto e de novo à Barragem do Funcho, para regressar a Messines pelo mesmo caminho inicial.




Mais uma bela manhã de BTT em boa companhia, com malta simpática onde a maior dificuldade para mim é a língua, pois tenho de exercitar todo o meu miserável inglês para ir fazendo conversa com estes amigos. Mas lá me vou safando!

Continuem a pudalari!


Mensagens populares