VOLTINHA DA RESSACA

Bolas, bolas, bolas! Já estava a ressacar uma voltinha de bike, ó São Pedro! Não chega já de chuva e penitência sem poder pudalar? Hum?


Aproveitámos uma trégua nas chuvadas e ala que se faz tarde. Tirámos as bikes das garagens e fomos ver como estavam os trilhos de águas e lamas. Já diz o velho ditado que bicicleta na garagem e limpa, não conta histórias.


Consegui levar comigo uma equipa de especialistas que podiam ajudar nestas circunstâncias. O Manel Patrulha, um especialista em caminhos e terrenos nos e papados e o Paulo Cruz especialista em águas e cálculo de caudais.


Convém prevenir que os terrenos estão complicados com muita lama e as ribeiras a transbordar de água. O tempo ajudou, não chovia e não estava frio pelo que estavam reunidas as condições para a prática da modalidade. 


A ideia era fazer um percurso não muito complicado, sem muita lama e também com uma altimetria simpática pois a malta tem estado parada e as pernas e o cú andam a dar para o pesado.


Fizemos os primeiros quilómetros mais rolantes até ao estradão da Biogal passando por uns novos lagos que se formaram logo a seguir a Gambelas, onde se reflete agora o arvoredo. Pelo estradão até à Covata verificámos que algumas árvores não resistiram ao temporal e estão agora caídas sobre o estradão, uma delas de um lado ao outro.


Evitámos algumas zonas onde sabíamos haver lamaçal e fomos directos à Vale Formoso para subir até ao Areeiro. Descemos até à ribeira, que corre agora desenfreada e vá de subir até à Alfarrobeira. Como tínhamos subido bem, para descansar aviámos a subidinha da Goldra. Ufaa! Não era para ser soft ó Manel?

Parece que havia de ser um sobe e desce e entre subidas e descidas chegámos à estrada dos Gorjões e fomos fazer mais uns belos veredos e um caminho novo que o Manel descobriu. A seguir aos Agostos mais uma subidinha e fomos ver como estava a ribeira alia para as bandas do Alface., onde apreciámos uma cascata que tem agora outra beleza com a correnteza da ribeira. 

Descemos até ao Coiro da Burra e viemos a aviar mexa pela estrada da Conceição até casa, já a pensar no duche e no almocinho, depois de uma voltinha com um belo acumulado, com as pernas já cansadas, mas que nos soube que nem ginjas depois de tantos dias sem poder pudalar.

Para rematar em beleza um confortante almoço em família, um bom vinhito e o encanto e a beleza do meu netinho, com as suas primeiras gracinhas e claro, uma bela cagadela no colo do avô, eh eh eh.

Continuem a pudalari!

Strava > https://strava.app.link/t9pqAs4IT0b

Mensagens populares