FARO - PADERNE -FARO
Há dias levados da breca e o de hoje foi um deles.
Tinha idealizado há uns tempos fazer esta volta sozinho, mas em sentido inverso, porque nunca tinha feito os trilhos do Algibre ao contrário. Fui adiando porque quando a pensei a Ribeira do Algibre ainda levava muita água, depois porque não houve disponibilidade e começou o Verão, o calor e ía ser mais dura de fazer.
Este fim de semana proporcionou-se e em conversa com o Ricardodo Espinha resolvemos fazer esse percurso mas como as atemperaturas ainda vão altas, resolvemos fazer no sentido inverso ao inicialmente previsto, para acabarmos mais perto da costa que sempre está mais fresco. Juntou-se ainda o Manuel Barradas, Patrulha, que nos honrou com a sua companhia.
Fruto dessa decisão fui fazer a alteração no track do GPS, mas por uma questão de oportunidade, fi-la no Garmin Connect e para evitar uma estrada com algum movimento, fiz também uma modificaçãozita. Só que, como se não soubesse, o Connect não é fiável nestas coisas quando se trata de criar/alterar percursos e pelos vistos foi mexer numa zona que não estava prevista. Resumindo, alterou o trajecto e começou cedo a querer enviar-me para o lado "correcto" para ele, com indicação constante de que deveria fazer um retorno...
Essa situação provocou-me alguma irritação que me levou a não conseguir estar a curtir o percurso, pois podia provocar-me algum engano numa zona que não conhecia. Já com 25km feitos descobri também que tinha... zero quilómetros pedalados, segundo o GPS. Esqueci-me de ligar a gravação do percurso... Não é que isso seja crucial, mas gosto de ficar com os registos das voltinhas.
Até quase a Paderne não me estava a conseguir encontrar com o meu habitual gosto por pedalar e por andar pelos trilhos fora. A ideia era ir em direcção a Paderne e fazer umas espécie de mini Algibre, fazendo o caminho paralelo à Via do Infante, passando por trás da área de serviço de Loulé, até ao cruzmento da Tenoca. E foi isso que fomos fazendo.
Passámos perto de Boliqueime e no alto do Malhão metemos pelos trilhos até ao Castelo de Paderne, onde fomos fazendo um misto de single tracks e estradões. Fomos ao castelo picar o ponto, tirar umas fotos e descemos para apanhar o single junto à Ribeira do Algibre, até à zona entre Boliqueime e a Patã. Como era cedo ainda, não fomos ao Purgatório aviar a bela da Bifana, que estava previsto fazer se viéssemos em sentido inverso.
A ribeira já não leva água, apenas aqui e ali uns resquícios do que choveu e o percurso está muito fechado ainda. Há zonas onde é preciso atenção redobrada para ninguém se aleijar, com muita begetação ainda tombada, o que dá direito a umas belas cabeçadas nos galhos de árvores que tombaram, mesmo vindo com atenção.
Atravessámos a EN125 até à Ponte do Barão e depois rumámos até às Açoteias. Fizemos mais uns trilhos que não conhecia e que o Patrulha fez questão de me mostrar, até chegarmos ao spot habitual para aquelas bandas, o Snack-Bar Surfal. Haviámos umas bifanas e umas jolas para depois irmos pelas falésias até Vilamoura.
Depois da paragem as pernas ficam sempre mais pesadas e começam a acusar o cansaço de 60km pudalados até ali. Pelas falésias é um sobe e desce constante, dando direito a queimar logo meia bifanita. Mas vale bem a pena pelas vistas fantásticas sobre o mar, lá de cima. O calor também se fazia sentir quando o sol conseguia ficar a descoberto das nuvens.
Até Faro fizemos mais uns trilhos que não estavam programados, um deles que também não conhecia. Já com a pilha a fraquejar para o meu lado, chegámos a casa com uns belos 90km nas pernas, num dia em que não me senti grande coisa a pudalar, apesar de que, de Paderne para a frente ter curtido um pouco mais, talvez por já conhecer bem os trilhos e estar mais tranquilo sobre o percurso.
Celebrámos o nosso feito no Pontense com umas jolinhas e uns tremocitos e fomos ver do almoço e descansar o esqueleto. Obrigado aos meus amigos por aceitarem alinhar comigo nesta aventura e desculpem o mau jeito pela irritação do início. Há dias assim!
Continuem a pudalari!
Strava > https://strava.app.link/rmBwLSC6hWb




















