ESTADO CRÍTICO

BICICLETAS ELÉCTRICAS

É impressão minha ou a malta que adere às bicicletas eléctricas, ou uma boa parte dela, anda equivocada em relação às mesmas?

Aquilo que entendo sobre as E-Bikes resume-se ao facto de que têm um motor que auxilia nas zonas mais complicadas e que quem tem mais dificuldades ou quer desfrutar dessa ajuda possa aproveitar para continuar a ter o prazer de pedalar. Já experimentei algumas e foi apenas disso que tentei tirar partido, perceber como funcionam e ter uma locomoção facilitada em zonas mais agrestes ao nível da inclinação.

Há muita malta nova que já aderiu, mas na maioria dos casos que conheço quem aderiu é pessoal de uma faixa etária como a minha, acima dos 50 anos. A maioria compra as bicicletas e investe logo quase de seguida no chamado chip que desbloqueia o motor quando este desliga aos 25km/h para poderem ter mais velocidade. Muitos regojizam-se de terem bicicletas a andar a 50 ou 60km/h, muitos querem andar a essa velocidade... Ou mais, se for possível.

Convém lembrar que este pessoal não disputa nenhum campeonato, quando muito vão a uns passeios onde permitem inscrição de E-Bikes. Então querem mais velocidade para quê? Para ganhar o quê? Mesmo que o motor desactive aos 25km/h não é suficiente para os percursos e desempenho que fazem(os)?

Depois há questão dos chips, que as bicicletas aceitam, mas para os quais os motores não estão preparados, à partida e cada vez menos. O chip ao permitir que andem a mais velocidade, origina também maior rotação e maior aquecimento o que provoca erros e leva a que ocorram bloqueios do sistema e fiquem sem motor para auxiliar, quando menos esperam. E claro, maior desgaste dos equipamentos, mais manutenção e até muita irritação e insatisfação.

Isto não é nada contra as E-Bikes nem contra quem as adquire, antes pelo contrário, acho que sim, que se deve adquirir uma bike ajustada à necessidade de cada um e que isso possa permitir que tenham mobilidade e tenham prazer e proveito ao pedalarem. É apenas um desabafo meu após análise de várias situações e conversas que vou presenciando por aí. Até porque a idade não perdoa e um dia destes lá terei de adquirir uma se quiser continuar a ir ver os trilhos, eh eh eh!

Continuem a pudalari!

Mensagens populares