SUBI À SANTINHA, MAS POUCO CATÓLICO
Há dias assim! São daqueles dias em que chegamos ao fim de um dia de trabalho capazes de ir de férias para o resto da vida. Por isso mesmo, resolvi ir dar aos pudais só para ver se alinhava as ideias e libertava o streque, como dizia o outro.
Os dias já estão mais curtos, faz-se de noite mais cedo e a temperatura já não é a mesma. Talvez por isso, porque estava habtuado a sair e a ter mais claridade até mais tarde, também estranhei. Já levei uma blusinha de manga comprida mas por outro lado ainda não apetece. Um misto de sensações e emoções não muito fácil de explicar. Enfim, lá fomos ver dos trilhos.
Estava eu a tentar acertar o passo, já tínhamos passado Estoi, quando numa curva de terra, apanhei uma gravilha mais solta e vá de me espadeirar no tapete, assim só para me empoeirar. Uma quedinha nunca é animador, mas foi só uma escorregadela, sacudi o pó e siga que prá frente é que é caminho.
Pois, mas como uma desgraça nunca vem só, os nossos guiadores resolveram meter a malta a fazer uma magana de uma subida que não lembra a ninguém, ali para o cerro da Bemposta. Se isto com um guiador de voltas já era o que era, agora com dois, venha o diabo e escolha. É que, meus amigos, não havia mesmo necessidade. Lá os enchi de nomes, claro, mas também me enchi de raiva e, ao meu ritmo claro, só parei lá em cima.
Quem sobe também desce, já diz o ditado e depois descemos forte. Mas há também outro ditado que diz que quando se desce muito, há uma altura em que se sobe para pagar a factura. Lá veio a bela da subida para a Ermida da Nossa Senhora da Piedade, que nunca mais tinha fim. Devem ter metido esta no cardápio por saberem que eu não estava muito católico, a ver se me animava. Olha, enchi-me de fé e lá subi ao Malhão devagarinho, mas sem por o pé no chão. Só para rimar!
Ainda houve tempo para mais uma subidinha ligeira até chegarmos à zona da Murta e já eram horas de regressar, pois era dia de saga e a malta queria ir petiscar. Descemos até Alcaria Branca e o regresso foi sempre por asfalto até casa. Foi uma voltinha gira, talvez demasiado empinada, em que não me senti muito confortável. Há dias levados da breca! Já tinha decidido que não iria à saga e acabei mesmo por não comparecer, não pela companhia mas porque não estava mesmo nos meus dias.
Continuem a pudalari!
Strava > https://strava.app.link/EpaYoDpyXWb
Fotos: Sérgio Palma e João Belo








