PUDALANÇO EM ALMODÔVAR
Aproveitando uns dias de férias e uma estada por Almodôvar, num daqueles locais de calmaria onde se pode relaxar, esquecer a rotina e as horas, tinha de molhar a sopinha e conhecer uns trilhos lá da zona.
Peguei no GPX Studio e desenhei um percurso lá pelos arredores. Tentei ao máximo procurar caminhos sem asfalto e até me safei bem nesse aspecto.
Acordei cedo, tomei o pequeno almoço no exterior da quinta, ao som da passarada. O dia acordou nublado e fresco e dessa forma restava menos sentimento de culpa por não aproveitar a piscina de água salgada.
Logo à saída do monte entro num estradão que me levaria até à ponte romana da Ribeira de Cobres, ali à beira da Rotunda no Mineiro, na EN2. Caminho fantástico, logo no início com o visionamento de uns belos coelhos bravos e umas ágeis lebres, que me presentearam com maravilhosos saltos pelo meio do feno.
Aqui e ali umas ligeiras alterações ao percurso fruto de novos caminhos que se foram criando, mas sempre tudo a bater certo mais à frente.
Rumei depois até mais a sul, em direcção a Monte da Acharrua e Monte das Mestras. Pelo caminho trânsito complicado num estradão onde encontrei um valente rebanho que andavam mudar para outras pastagens. Seguiu-se Curvatos, Vale da Lama e Cidadãos, sempre por caminhos de terra batida muito bem tratados, onde se conseguia manter um bom ritmo de pudalanço, mesmo nas zonas de subida.
Passagens por muitos montes já abandonados, outros onde é visível a recuperação e onde se tenta manter vivas as memórias de outros tempos. Depois da Barragem da Boavista voltei a reencontrar e rebanho com que me cruzei quilómetros atrás, desta vez em sentido contrário.
Entretanto o sol rompeu as nuvens, o céu ficou limpo e o calor já se fazia sentir na pele. Cheguei ao Monte Beato, arrumei a bike e mergulhei na piscina para refrescar o corpo. A alma essa vinha fresca e cheia com mais uma bela voltinha pelo meio do meu Alentejo, que adoro! Seguiu-se um belo almocinho no centro da vila de Almodôvar, para depois regressar ao descanso e paz à beira da piscina.
Continuem a pudalari!
Strava > https://strava.app.link/Nvt15Usc0Ub